Quando a família recebe a notícia da chegada do irmão caçula, a comemoração é intensa, afinal de contas, a chegada de um novo filho é uma grande emoção. Porém, após um tempo, é comum as mães relatarem alguns problemas com o(a) primogênito(a), tais como ciúme e até mesmo a regressão, ou seja, o filho mais velho voltar a fazer coisa de quando tinha a idade do irmão mais novo, em uma tentativa de chamar atenção. Veja algumas dicas que podem ajudar a minimizar tais comportamentos.
EXPLICAR A NOVIDADE
Para que a(o) primogênita(o) entenda o que irá acontecer, é necessário explicar com muita clareza a novidade. É claro que a notícia deve ser sempre vista como uma coisa boa.
Para evitar esses problemas o importante é saber lidar com essa situação. A família precisa explicar de maneira positiva. Além de trabalhar diariamente para que a criança mais velha não pense que perderá a atenção e o carinho.
EVITE DESPERTAR O CIÚME
Os sentimentos de abandono, inveja e ciúme pela chegada da(o) irmã(o) podem começar a surgir bem cedo. Afinal, a medida que a barriga da mãe cresce, a atenção começa a ser dividida. E é nesse momento que as emoções se afloram e pode-se iniciar a regressão.
É fundamental que a família continue compartilhando esse momento com a(o) primogênita(o). Ou seja, peça para fazer carinhos na barriga, leve a criança para passear e ajudar nas compras para o(a) bebê. E também é importante pedir sua opinião em algumas as decisões, como por exemplo, a cor do enxoval, o nome, etc.
ENTENDA A REGRESSÃO
Quanto menor a idade da criança, maior a possibilidade de acontecer a regressão. Então os pais precisam saber como lidar, caso isso aconteça. Reações como, voltar a fazer xixi na cama, pedir mamadeira ou chupeta, ficar agressiva ou até mesmo se comportar como bebê, são comuns.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande Sul teve a regressão do(a) primogênito(a) como resultado durante a gestação materna. No entanto, o crescimento e a independência foram desenvolvidos positivamente. Clique aqui e confira a pesquisa.
Veja abaixo mais algumas dicas sobre o que devem fazer para lidar com a regressão:
- Evitar frases negativas e, principalmente, acusar a criança dizendo “você parece um bebê”;
- Convide a criança a participar dos cuidados e atenção a este novo bebê que irá chegar;
- Fique atento a parentes ou amigos que gostam de provocar as crianças e gerar insegurança dizendo que ela ficará de lado, etc;
- Não repreenda, ou seja, tenha paciência em ensinar como controlar o xixi e corrigir os atos infantis ao invés de brigar e chateá-la;
- Dê atenção, carinho, conversas e brincadeiras. É importante dedicar um tempo especial à criança. Dessa forma ela entenderá, aos poucos, que não será excluída.