Para muitas crianças o reencontro com os amiguinhos da escola é o momento mais esperado depois das festas de fim de ano. No entanto, em uma escola nova essa motivação para voltar às aulas pode se tornar um desafio. Uma série de motivos podem estar envolvidos e, em muitos, os pais podem ajudar.

Esse marco, logo no início do ano letivo precisa ser analisado e preparado com antecedência. E, independentemente do fator que tenha levado à essa mudança de escola, os pais precisam deixar claro que essa adaptação pode ser rápida ou pode demorar. Veja algumas maneiras de lidar com os desafios da nova escola:

INFORME ANTES

Quanto menos informação, mais difícil será para seu filho ou filha encarar essa mudança. Por isso, o papel mais importante dos pais é informa-los sobre como será na nova escola.

Se a criança for bem pequena, provavelmente ela não irá entender, mas sentirá falta dos coleguinhas. Isso torna o processo bem complicado. Então não esqueça de detalhar como será e o porquê dessas mudanças.

ESTIMULE CONFIANÇA

Comece a preparar a criança e a estimular a autoconfiança nela. Explique que ela conhecerá novas pessoas e um novo lugar. Pode ser interessante levá-la para conhecer a nova escola antes. É imprescindível que os pais sejam positivos para que o processo seja mais fácil de lidar.

DÊ TEMPO

Cada criança terá seu tempo único de adaptação. Enquanto algumas já correm juntas, outras podem se sentir sozinhas e chorar querendo os pais. Nessas horas é preciso entender e respeitar esse tempo do processo de adaptação.

Observe o comportamento de seu filho ou filha antes de ir para escola. E não esqueça de conversar com professores sobre a adaptação dele(a).

ESTEJAM JUNTOS

O melhor que os pais podem fazer é enfrentar esse desafio da nova escola junto com seus filhos. Procurem entender o que se passa com ele(a) perante todas as mudanças.

A criança precisa ser ouvida para que a experiência seja a melhor possível. E a participação dos pais é fundamental para que isso ocorra!